Folha de S. Paulo


Convenção do PSDB estima reunir 3.000 em Brasília

A convenção nacional do PSDB, principal partido da oposição, estima reunir cerca de 3.000 militantes neste domingo (5), quando será formada a nova executiva tucana.

O evento acontece em centro de convenções localizado em um dos melhores hotéis da cidade e a alguns quilômetros do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff. Militantes são recepcionados com um "kit sobrevivência", contendo sanduíche natural, suco, fruta e chocolate.

Até a chegada da cúpula do partido, com presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador de São Paulo Geraldo Alckmin e do senador Aécio Neves (MG), deputados se revezam em discursos contra a presidente Dilma. Há ainda show da banda Afro Lata, grupo de percussionistas da comunidade de Vigário Geral (Rio).

"O Brasil conhece uma presidente que mente, que não diz nada com nada. () O máximo que consegue fazer é uma apologia à mandioca", disse o deputado Bruno Araújo (PE).

"A crise econômica, infelizmente, está só começando. Nossos adversários perderam a dimensão da ética", emendou o deputado mineiro Marcus Pestana.

Como revelou a Folha, Aécio Neves, que será oficialmente reeleito para o comando da sigla, vai apresentar uma "carta de princípios" ao país. Ele pretende reafirmar compromissos assumidos durante a última campanha presidencial, em 2014, quando disputou contra a presidente Dilma Rousseff e perdeu por margem pequena de votos.

O tucano chegou às 11h27, acompanhado da cúpula do partido. A recepção aos políticos provocou tumulto no local: alguns militantes caíram no chão ao tentar se aproximar dos tucanos - o senador estava acompanhado do presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso, do governador de São Paulo e do líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB).

Candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, Aécio foi recebido com gritos de "Aécio guerreiro, orgulho dos mineiros" e "a juventude já decidiu: Aécio Neves presidente do Brasil". O político foi apresentado pelo locutor como "neto de Tancredo Neves" e "o nome no coração do nosso povo".

A convenção reúne não só a cúpula tucana como também outros partidos da oposição: estão presentes o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), o presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), e a presidente do PTB, deputada federal Cristiane Brasil (RJ).

MUDANÇAS NO ESTATUTO

Na manhã de hoje, foram aprovadas mudanças no estatuto do partido. Entre elas, a criação de duas vice-presidências: uma para mulheres e outra para o tema jurídico. Pouco depois das eleições presidenciais, o PSDB moveu ação contra Dilma no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em que pede a cassação da chapa encabeçada pela petista por abuso de poder econômico e político.

Atualmente, o PSDB reúne no Congresso Nacional 11 senadores e 54 deputados federais, de um total de 83 e 513 cadeiras, respectivamente. Ao todo, o partido comanda cinco Estados - São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará - e 793 prefeituras. A legenda soma ainda 95 deputados estaduais e 5.261 vereadores.


Endereço da página:

Links no texto: