Folha de S. Paulo


Papa nomeia novos bispos em Santa Catarina e na Bahia

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (24) Rafael Biernaski como bispo da diocese de Blumenau, em Santa Catarina, e João Santos Cardoso como bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, informou a Santa Sé em comunicado.

Biernaski nasceu em 1 de novembro de 1955, em Curitiba (Paraná). Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica e teologia no Studium Theologicum Claretianum, na capital paranaense.

O novo bispo de Blumenau foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1981. Durante sua vida na Igreja foi, por exemplo, vice-coordenador arquidiocesano de liturgia e professor e diretor espiritual do Seminário São José. Em fevereiro de 2010 foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba.

Já Cardoso nasceu em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, na Bahia. Estudou filosofia no Seminário Maior Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus, na Bahia.

Foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1986 e desempenhou cargos como o de administrador paroquial da paróquia de São Miguel Arcanjo, em Vitória da Conquista, coordenador da comissão rural diocesana e assessor do movimento Educadores Cristãos.

Em 14 de dezembro de 2011, Cardoso foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato, no Piauí, e recebeu a ordenação episcopal em 12 de fevereiro de 2012.


Endereço da página: