Folha de S. Paulo


Grupo promove manifestação de apoio à PF em Curitiba

Veja vídeo

Um grupo de cerca de 30 motociclistas promoveu uma manifestação de apoio à Polícia Federal na manhã deste sábado (21) na frente da superintendência da PF em Curitiba (PR), onde estão presos os executivos de empreiteiras e outros investigados pela Operação Lava Jato.

Os motociclistas do clube "Bodes do Asfalto", de Curitiba, cantaram o Hino Nacional. Também houve gritos de "Fora Cardozo", em referência ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que em fevereiro se reuniu, em Brasília, com advogados e representantes de empreiteiras.

Na última quarta-feira (18), um grupo de 60 pessoas havia feito um "panelaço" na frente do edifício em que Cardozo tem um apartamento, no bairro de Bela Vista, em São Paulo. Eles protestaram contra supostas interferências do ministro no andamento da Lava Jato.

Um vídeo sobre o protesto deste sábado em Curitiba foi compartilhado na página criada por policiais federais para divulgar a PEC 412 (Proposta de Emenda à Constituição), que tramita no Congresso Nacional e prevê autonomia administrativa, funcional e orçamentária da PF, em sistema análogo ao do Ministério Público Federal. A página pede apoio para "a urgente aprovação de medidas que garantam sua [da PF] autonomia plena e constitucional, sob pena de retrocesso dos avanços conquistados e de inoperância do sistema investigatório e operacional policial".


Endereço da página:

Links no texto: