Folha de S. Paulo


Nova diretoria da ABI será empossada nesta segunda

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) realiza nesta segunda-feira (1º), às 17h, a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, eleita em setembro após mais de um ano de conflitos internos. O evento será no Teatro Sesc Ginástico, no centro do Rio.

O novo presidente da associação é o jornalista Domingos Meirelles. O mandato da diretoria vai até 2016. A chapa Vladimir Herzog venceu a eleição realizada há dois meses por 217 votos a 147, de acordo com a ABI.

A cerimônia encerra uma disputa entre dois grupos. O ex-presidente da entidade, Maurício Azêdo, morto em outubro de 2013, foi reeleito no mesmo ano em disputa sem concorrentes após a ABI não aceitar o registro da chapa de Meirelles para o pleito.

A entidade disse à época que não fora respeitado o prazo de inscrição e que a chapa continha integrantes inadimplentes com a associação.

A oposição acusara a administração de dificultar a quitação dos débitos. Desde então, a diretoria da entidade foi alvo de disputa judicial.

A Justiça definiu o formato da eleição. Determinou ainda que a chapa eleita apenas concluiria o triênio de Azêdo, até 2016, quando novo pleito ocorrerá para um mandato completo, de três anos.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e o ministro Thomas Traumann (Comunicação Social) são esperados na cerimônia.


Endereço da página: