Folha de S. Paulo


Governo de Minas Gerais não revela custo de propaganda em fim de gestão

No apagar das luzes de 2014 e prestes a passar a gestão para o seu opositor, o governo de Minas Gerais iniciou mais uma campanha institucional de mídia para divulgar ações das gestões do PSDB e aliados nos quase 12 anos em que estão no poder.

O custo da campanha, porém, não é informado pelo Executivo –desde abril sob o comando do aliado Alberto Pinto Coelho (PP), vice de Antonio Anastasia até abril deste ano.

Conforme relatórios do TCE (Tribunal de Contas do Estado), as campanhas de balanço de fim de ano são as publicidades mais caras pagas pelo governo mineiro.

Wellington Pedro/Imprensa MG
O governador de Minas, Alberto Pinto Coelho (à esq.), ao lado de Aécio Neves e Antonio Anastasia
O governador de Minas, Alberto Pinto Coelho (à esq.), ao lado de Aécio Neves e Antonio Anastasia

A campanha de 2012, por exemplo, custou aos cofres públicos R$ 27,5 milhões –um quarto de toda a publicidade do Executivo naquele ano (R$ 111,6 milhões).

A Folha solicitou detalhes sobre a nova campanha publicitária, como abrangência, custo e duração. O Executivo não informou os dados e enviou apenas a justificativa para o lançamento da propaganda a poucos dias do fim do governo.

"Todos os anos, o governo de Minas veicula uma campanha de prestação de contas à população, sobre suas ações e serviços públicos, nas diversas áreas", afirma o governo, por meio da sua assessoria de imprensa.

A partir de 1º de janeiro de 2015, o PT vai assumir o governo de Minas Gerais pela primeira vez, após derrotar o PSDB e eleger governador o petista Fernando Pimentel. Por isso, a nova campanha publicitária da atual gestão se concentrou em realizações do Estado "nos últimos anos".

INVESTIMENTOS ANTERIORES

Em 2003, quando o PSDB chegou ao poder em Minas com o hoje senador Aécio Neves, o Executivo gastou R$ 22 milhões em publicidade.

Naquele ano, em que o Estado enfrentava uma crise fiscal, houve ainda investimento de R$ 12,1 milhões por parte das estatais e empresas públicas, que também anunciam com referências ao governo de Minas.

Já no último ano do primeiro mandato tucano, em 2006, o gasto do Executivo atingiu R$ 50,2 milhões, e o das estatais e empresas públicas chegou a R$ 47,7 milhões.

Em 2013, último ano da atual gestão com dados disponíveis, Poder Executivo, empresas públicas e estatais, como a elétrica Cemig e a de saneamento Copasa, investiram juntos R$ 212,3 milhões em publicidade.

O valor foi 39,7% maior que o total de 2006, fim do primeiro mandato do PSDB, quando foram investidos R$ 152 milhões em valores corrigidos pelo IPCA (o índice oficial de inflação).

A assessoria da equipe de transição do governador eleito, Fernando Pimentel, não quis comentar a nova campanha publicitária do governo de Minas.


Endereço da página: