Folha de S. Paulo


Vídeo mostra os votos em disputa por Dilma e Aécio no 2º turno

No próximo domingo, a petista Dilma Rousseff e o tucano Aécio Neves disputam 65 milhões de votos que não conquistaram no primeiro turno. Em 5 de outubro, dos 142 milhões de eleitores brasileiros, segundo o TSE, 43 milhões votaram em Dilma, 34 milhões votaram em Aécio.

Se convencerem ao menos parte desses eleitores, ambos devem aumentar sua votação no segundo turno. Veja, no vídeo abaixo, como se dividem os votos não conquistados.

Desses votos, 26 milhões foram dados a outros candidatos —22 milhões para Marina Silva (PSB) e quatro milhões para os outros oito concorrentes, apelidados de "nanicos". Alguns deles já declararam seu apoio aos que foram ao segundo turno.

Outros 11 milhões de eleitores rejeitaram todas as opções apresentadas, votando branco ou nulo. Conquistar esses votos é difícil, mas não impossível. O volume de brancos e nulos muitas vezes cai de um turno para outro.

A grande incógnita são as abstenções. No primeiro turno, 28 milhões de eleitores registrados não foram às urnas. É impossível saber, porém, quantos desses eleitores não apareceram por desinteresse na eleição. Como o cadastro não é atualizado com frequência, esse número inclui tanto pessoas que já morreram como as que estão viajando e que mudaram de cidade sem transferir o título.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: