Folha de S. Paulo


Manifestantes marcam 'beijaço' gay na av. Paulista contra Levy Fidelix

Reprodução/Facebook
Grupo promove
Grupo promove "Beijaço" gay contra homofobia do presidenciável Levy Fidelix (PRTB)

Manifestantes da causa LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) organizam um "beijaço" gay na avenida Paulista em resposta aos ataques a homossexuais feitos pelo candidato do PRTB à Presidência, Levy Fidelix, em debate na TV.

De acordo com a página do evento no Facebook, o grupo marcou um encontro para esta terça-feira (30), às 17h, em frente ao vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na região central da capital paulista.

"Queremos fazer um ato que mostre que não aceitamos que esse tipo de discurso homofóbico do Levy possa ser dito com tanta naturalidade em rede nacional! É um absurdo que um presidenciável incite o ódio desse jeito, em um período em que todos os dias estamos vendo nas notícias a morte de gays, lésbicas, travestis e pessoas transexuais!", diz o texto da página do evento, que já conta com mais de 5.000 participantes confirmados.

Durante o debate promovido pela TV Record na noite deste domingo (28), o presidenciável Levy Fidelix associou homossexualismo a pedofilia, que é crime, e disse que "aparelho excretor não reproduz". Fidelix disse ainda que gays precisam de atendimento psicológico "bem longe daqui". "Então, gente, vamos ter coragem, nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los", afirmou.

O candidato também atrelou a homossexualidade a casos de pedofilia na Igreja e conclamou "a maioria" a "enfrentar essa minoria". "Não tenha medo de dizer que sou pai, uma mãe, vovô, e o mais importante, é que esses que têm esses problemas realmente sejam atendidos no plano psicológico e afetivo, mas bem longe da gente, bem longe mesmo porque aqui não dá", concluiu.

O site do jornal britânico "The Guardian" destacou o debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto, como uma noite ruim para a democracia e a tolerância.

A reportagem diz que o encontro entre os candidatos foi marcado pelo discurso homofóbico do candidato Levy Fidelix.


Endereço da página:

Links no texto: