Folha de S. Paulo


Pimentel venceria no primeiro turno em Minas, indica Ibope

O candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, alcançou 44% das intenções de voto e venceria a eleição no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23).

O ex-ministro Pimenta da Veiga, do PSDB, marcou 25%. Tarcísio Delgado (PSB) tem 4%, enquanto Fidélis (PSOL), Eduardo Ferreira (PSDC), Professor Túlio Lopes (PCB) e Cleide Donária (PCO) registraram 1% cada um.

O índice de votos brancos e nulos foi de 9%, e 14% não souberam responder.

Pimentel venceria no primeiro turno porque seu percentual de votos é maior do que a soma de todos os concorrentes. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Numa simulação de segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista obteve 46%, contra 28% do tucano. Nesse cenário, 10% votariam em branco ou anulariam, e 15% não souberam responder.

REJEIÇÃO E SENADO

Em segundo lugar na pesquisa de intenção de voto, Pimenta da Veiga tem 13% de rejeição. Logo em seguida vêm Pimentel, com 12%, e Fidélis, com 11%. Tarcísio Delgado tem 8%, mesmo percentual do Professor Túlio Lopes. Cleide Donária e Eduardo Ferreira empatam com 7% cada um.

Na disputa para o Senado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 47%. O candidato da chapa de Pimentel, Josué Alencar, tem 20%. Outros seis candidatos registraram 1% cada um. Brancos e nulos somaram 11%, e 17% não souberam responder.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo 00114/2014.


Endereço da página: