Folha de S. Paulo


CET avalia que ampliação do rodízio ajudou a amenizar o trânsito na Copa

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) divulgou nesta sexta-feira (11) o balanço do trânsito registrado na capital paulista durante a Copa do Mundo. Na avaliação da companhia, a ampliação do rodízio de veículos e do horário de funcionamento das faixas de ônibus ajudou a amenizar o trânsito na cidade.

Segundo os dados divulgados pela CET, os maiores índices de lentidão foram registrados nas horas que antecederam os jogos do Brasil, mesmo com as partidas sendo realizadas em outros Estados. O recorde aconteceu no dia 17 de junho, quando a seleção brasileira enfrentou o México, pela segunda rodada da competição, em Fortaleza.

Esse foi o único dos jogos do Brasil em outros Estados em que não houve a ampliação do rodízio de veículos e das faixas de ônibus em São Paulo, apesar de ser dia de semana. Com isso, o congestionamento chegou a atingir 302 km, por volta das 15h, antes da partida entre Brasil e México. O índice é quase seis vezes a média do horário –de 51 km.

Nos jogos seguintes, a CET passou a adotar a ampliação do rodízio e extensão do horário de funcionamento das faixas de ônibus, o que reduziu as filas.

No jogo entre Brasil e Colômbia, que aconteceu também em Fortaleza, o trânsito na capital paulista chegou a 152 km; no jogo do Brasil e Alemanha, que aconteceu em Minas, a lentidão atingiu 166 km; e na partida entre Brasil e Camarões, que ocorreu em Brasília, as filas chegaram a 92 km.

O Brasil jogou ainda em São Paulo, na abertura do Mundial, contra a Croácia, mas o congestionamento ficou baixo por conta do decreto de feriado pela prefeitura. E houve ainda o jogo contra o Chile, em Minas, que caiu em um sábado.

Já nos dias de jogo de outras seleções na capital paulista, a lentidão subiu em alguns momentos, mas superou a média apenas quando coincidiu com a partida do Brasil em outro Estado.

O último jogo da Copa realizado em São Paulo aconteceu na última quarta-feira (9), entre Argentina e Holanda, pelas semifinais. Os próximos jogos, agora, acontecerão em Brasília, com Brasil e Holanda disputando o terceiro lugar, no sábado (12); e no Rio, com Argentina e Alemanha jogando pelo título, no domingo (13).


Endereço da página:

Links no texto: