Folha de S. Paulo


Protestos de professores, rodoviários e anti-Copa se unem no centro do Rio

Três protestos estão se juntando no centro do Rio, na tarde desta quinta-feira, no mesmo eixo da avenida Presidente Vargas.

Uma passeata de professores saiu da Tijuca em direção à região da prefeitura e está quase chegando à Central do Brasil, onde já estavam reunidos manifestantes de movimentos sociais, estudantes e partidos no ato intitulado 15M.

Também caminha para lá um grupo de rodoviários que realizou na Candelária uma assembleia sem conclusão. Haverá nova assembleia na terça-feira com possível paralisação na quarta.

O 15M foi marcado para 16h. A expectativa é que, após a concentração, o grupo siga em marcha até o prédio da Prefeitura do Rio, na avenida Brasil.

A reportagem estima em 200 pessoas o número de participantes às 16h30. Policiais Militares ainda não fizeram uma estimativa.

Há bandeiras de PSTU, PCB, CSP-Conlutas (central sindical ligada ao PSTU), Anel (Assembleia Nacional do Estudante Livre) e DCE da UFRJ.

Manifestantes carregam uma réplica do Fuleco, o tatu-bola que é mascote da Copa. Em suas costas, a inscrição: "Tatu Derrado".

Os manifestantes aguardam a adesão da marcha de professores grevistas ao ato.

Cerca de 2.500 professores estão se encaminhando para o local.

Há cinco pessoas com rostos cobertos com camisas pretas e máscaras do grupo Anonymous.


Endereço da página:

Links no texto: