Folha de S. Paulo


Comissão de Ética apura se Petrobras deu ingressos de F-1 a autoridades

A Comissão de Ética Pública da Presidência pediu nesta segunda-feira (31) informações a autoridades do Executivo que teriam recebido de cortesia da Petrobras ingressos para assistir a uma corrida de Fórmula 1 no Brasil em 2013.

Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" do último dia 28 mostrou que o genro da presidente Dilma Rousseff, Rafael Covolo, dois filhos do ministro Guido Mantega (Fazenda), o irmão, o cunhado e a sobrinha da ministra Miriam Belchior (Planejamento), além do marido da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) receberam ingressos VIP da Petrobras para o GP de Interlagos, no ano passado.

Outras autoridades, como parlamentares e seus parentes, teriam sido beneficiadas também. A Comissão de Ética, entretanto, analisa apenas suspeitas de desvios de membros do Executivo.

Sem entrar em detalhes, o presidente do colegiado, Américo Lacombe, disse ter acionado os ministros envolvidos no caso, que têm dez dias para apresentar esclarecimentos sobre a conduta. Trata-se de uma fase preliminar à abertura de processo, que pode ou não resultar em efetiva investigação contra as autoridades inquiridas.

Segundo Lacombe, o pedido acata ação encaminhada pelo PPS na semana passada. Nela, o partido pede que se investigue se as autoridades violaram código de conduta que determina que membros do Executivo federal não recebam presentes com valor superior a R$ 100.


Endereço da página: