Folha de S. Paulo


Em baixa, Cabral aposta em 'selfie' para renovar imagem

Gastando em média R$ 255,5 milhões por ano em publicidade, a nova estratégia de marketing do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), exige poucos recursos e muita improvisação.

Com o próprio celular, o peemedebista aderiu à moda do "selfie" e desde dezembro registra e publica em vídeo falas sobre as inaugurações de obras no Estado.

A iniciativa começou logo após a famosa foto tirada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, no funeral do líder sul-africano Nelson Mandela. Amargando reprovação de quase metade dos eleitores após o início dos protestos, em junho, Cabral busca se aproximar da população.

O objetivo é melhorar a avaliação de seu governo para ajudar a candidatura do vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Carlos Magno - 26.fev.2014/Divulgação
O governador Sérgio Cabral (PMDB) na inauguração de fábrica de cimento no Rio
O governador Sérgio Cabral (PMDB) faz vídeo com o celular na inauguração de fábrica de cimento no Rio

GAFE

Os vídeos não tiveram sucesso. Dos dez publicados, nove receberam menos de 600 visualizações até sexta. O de maior audiência, porém, chamou a atenção por causa de uma gafe. Ao lado da apresentadora Xuxa, Cabral comenta a inauguração do colégio estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, zona oeste.

Eles brincam e ela assume o comando do "selfie" vídeo para orientá-lo na gravação. Ao que o governador pergunta: "Você está feliz?" "Podia ficar um pouquinho mais se minha mãe não estivesse no hospital", respondeu Xuxa, para a mudança imediata da fisionomia alegre do governador. O vídeo (assista abaixo) chegou a 100 mil acessos.

Ironicamente, Cabral repete o modelo bem-sucedido do blogueiro Ricardo Gama, que há seis anos publica vídeos com críticas ao governador."Ele está me imitando, mas os meus são melhores."

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: