Folha de S. Paulo


Indio da Costa assume secretaria do Ambiente no governo Cabral

O presidente do PSD do Rio, Indio da Costa, foi anunciado neste domingo (2) como o novo secretário estadual do Ambiente. Ele ocupará uma das pastas antes ocupadas pelo PT, que deixou a gestão Sérgio Cabral como parte do rompimento com o PMDB no Estado.

A nomeação será publicada na edição da próxima segunda-feira (3) do "Diário Oficial". Em nota, o governo afirmou que o novo secretário "alia habilidade política à experiência administrativa".

Candidato a vice-presidente na chapa derrotada de José Serra, em 2010, Indio abriu mão da pré-candidatura ao governo do Rio. A sigla apoiará o nome do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato escolhido por Cabral.

Luciana Whitaker-03.out.10/Folhapress
Indio da Costa é o novo secretário do Ambiente do Rio
Indio da Costa é o novo secretário do Ambiente do Rio

A entrada do PSD é parte da decisão de Cabral em abrir espaço no governo estadual para adversários da presidente Dilma Rousseff. A iniciativa é uma forma de mostrar que o PMDB no Rio não se acanhará em obter o apoio de adversários do PT, após a saída do partido no governo. O objetivo é também ampliar a aliança em torno de Pezão.

Além do PSD, Cabral convidou o Solidariedade (SDD) para assumir a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Tanto Indio como o presidente nacional do SDD, Paulinho da Força, apoiarão a futura candidatura do senador Aécio Neves (PSDB).

No acordo costurado, o PSD poderá indicar um nome ao Senado ou a vice-governador na chapa. Cabral deve abrir mão de disputar o Senado para ampliar a aliança em torno de Pezão.


Endereço da página: