Folha de S. Paulo


PT fará ato de desagravo para condenados do mensalão em seu congresso anual

A cúpula do PT prepara um ato de desagravo para os condenados do mensalão a ser feito durante o 5º Congresso Nacional do partido, que acontecerá na semana que vem em Brasília. Na véspera de completar um mês desde as prisões do ex-presidente da legenda José Genoino, do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro Delúbio Soares, a sigla deverá seguir a estratégia de ressaltar os feitos do trio antes do escândalo.

A homenagem foi discutida durante uma reunião da executiva nacional do partido realizada hoje na capital federal. Os detalhes ainda não foram definidos, mas uma ala do partido defende que a homenagem seja feita por familiares.

Fotomontagem
O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares
O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares

Assim, o desagravo a Genoino poderia ser feito pelo líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), irmão do ex-deputado. Já a homenagem a José Dirceu poderá ser feita pelo seu filho e deputado Zeca Dirceu (PR). No caso de Delúbio Soares, quem poderá fazer a declaração é a sua esposa, Mônica Valente. No entanto, os nomes ainda podem ser trocados pois há resistências sobre o desgaste que os familiares podem sofrer.

Ontem, Guimarães fez um discurso no plenário da Câmara em que relembrou parte da história política do irmão e afirmou que o Congresso saiu diminuído após a renúncia do mandato apresentada por Genoino na terça-feira (3). A Mesa Diretora da Casa estava prestes a abrir o processo de cassação quando o vice-presidente, André Vargas (PT-PR), apresentou a carta de renúncia.

Além das homenagens, a cúpula do PT discutiu hoje também a organização do congresso nacional da sigla e o encaminhamento de dois pedidos de revisão das eleições internas no Maranhão e no Rio Grande do Norte para a Câmara de Recursos da sigla. O colegiado irá deliberar sobre os casos na segunda-feira.


Endereço da página:

Links no texto: