Folha de S. Paulo


Com processos encerrados, Corrêa, Samarane e Rodrigues já podem ser presos

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, encerrou nesta segunda-feira (2) os processos dos ex-deputados Pedro Corrêa e Bispo Rodrigues, e do ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane. Eles podem ser presos na terça-feira (3).

Após negar um tipo de recurso conhecido como embargos infringentes, que foram apresentados pelos três, Barbosa certificou o chamado trânsito em julgado (fim) do processo. A consequência natural é a expedição dos mandados de prisão. O STF não informou, no entanto, quando os mesmos serão expedidos.

João Paulo Cunha apresenta novos recursos ao STF
Procuradoria-Geral da República pede prisão imediata do ex-deputado Bispo Rodrigues

Como no caso das primeiras prisões do mensalão os mandados foram expedidos horas após a certificação do trânsito em julgado, a expectativa é que os três sejam detidos nesta terça.

Com pena de 8 anos e 9 meses, Samarane deverá cumprir pena em regime inicialmente fechado. Corrêa,que recebeu uma pena de 7 anos e 2 meses de prisão, e Rodrigues, com 6 anos e 3 meses, ficarão no regime semiaberto, direito de quem teve a pena fixada entre 4 e 8 anos.

Corrêa está em Brasília e, de acordo com seu advogado, irá se apresentar à Justiça tão logo o mandado de prisão seja expedido.

Alan Marques - 1º.fev.2006/Folhapress
O ex-deputado Pedro Corrêa durante sessão do Conselho de Ética da Câmara.
O ex-deputado Pedro Corrêa durante sessão do Conselho de Ética da Câmara.

Endereço da página:

Links no texto: