Folha de S. Paulo


Perícia médica de Roberto Jefferson será na próxima quarta-feira

O STF (Supremo Tribunal Federal) intimou o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão, a comparecer na próxima quarta-feira (4) na sede do Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio de Janeiro, para realizar sua perícia médica.

De acordo com a intimação, Jefferson, que retirou um câncer do pâncreas em 2012, deve comparecer ao Inca por volta das 8h30 e portar seus exames pré e pós operatórios, além de laudos e relatórios médicos que dizem respeito ao tratamento de sua doença.

Jefferson diz que venceu câncer, mas saúde ainda inspira cuidados

O laudo servirá de base para que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decida se o condenado cumprirá pena em um presídio ou em prisão domiciliar. O ex-deputado foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por ter recebido R$ 4,5 milhões do mensalão quando fazia parte da base de apoio do governo Lula no Congresso. Além disso, foi condenado a devolver R$ 720 mil aos cofres públicos. Na quarta-feira (27), Jefferson disse que não tinha "de onde tirar dinheiro" para pagar a multa estipulada pelo Supremo.

Jefferson está com a mulher em sua casa de campo em Levy Gasparian (a 140 quilômetros do Rio de Janeiro), aguardando o Supremo expedir seu mandado de prisão em regime semiaberto.

Entre os condenados no processo do mensalão, Jefferson foi o único que, ainda na fase de recursos, apresentou um pedido de prisão domiciliar ao STF. De acordo com seus advogados, devido ao tratamento do câncer, enviar o delator para a prisão significaria uma pena de morte.

Além de Jefferson, o presidente Joaquim Barbosa também está analisando um pedido de prisão domiciliar feito pelo ex-presidente do PT José Genoino. Cardiopata, Genoino foi submetido a perícia médica que não considerou ser indispensável que ficasse em casa durante seu tratamento.

O resultado da perícia médica foi enviado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Após a manifestação, Barbosa deverá decidir se Genoino terá de cumprir sua pena em regime domiciliar ou no presídio.


Endereço da página:

Links no texto: