Folha de S. Paulo


Lula reúne prefeitos para planejar campanha de Padilha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunirá prefeitos e vice-prefeitos do PT em São Paulo, nesta quinta-feira (21) para cobrar engajamento na campanha do ministro Alexandre Padilha (Saúde) ao governo do Estado em 2014.

Os dois participarão de um encontro partidário em Santo André, cidade do ABC paulista administrada pelo petista Carlos Grana, a partir das 18h. O evento foi marcado fora do horário comercial para evitar questionamentos à presença do ministro.

Lula deve falar sobre a importância de os 73 prefeitos da sigla em São Paulo assumirem o papel de articuladores da campanha de Padilha em suas regiões. A ideia é que eles possam arregimentar o apoio de seus colegas de municípios vizinhos, mesmo que sejam de outros partidos.

"Eles terão que ser atores mais presentes na campanha, tanto do Padilha quanto para a Dilma", diz o ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza, presidente eleito do PT-SP. Caberá a ele a coordenação da campanha do ministro em 2014.

Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista em Brasília
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista em Brasília

O PT identifica que há insatisfação de prefeitos do interior com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, justamente na região em que o tucano é mais forte eleitoralmente. A nova aparição conjunta de Lula e Padilha segue um roteiro planejado pelo PT desde que o auxiliar da presidente Dilma Rousseff foi escolhido como o candidato petista ao governo.

No início de agosto, o ex-presidente lançou Padilha em um encontro do PT em Bauru (330 km de São Paulo). No mês seguinte, eles dividiram palanque na capital paulista, quando Lula disse que o Estado merecia "se dar" uma chance tirando o PSDB do Palácio dos Bandeirantes, comandando pelos tucanos desde 1995.

Também em setembro, o ministro foi a estrela do lançamento da candidatura de Emidio à presidência do PT paulista. Neste evento, Lula disse à plateia que "nós precisamos eleger o Padilha para ele ajudar a Dilma".

Depois do encontro de hoje com prefeitos e vices, Lula e Padilha farão uma plenária semelhante com vereadores do PT no Estado, no dia 7 de dezembro. Dois dias depois, Emidio tomará posse como presidente do PT, em outro evento planejado para que Padilha seja o centro das atenções. A presença de Lula, no dia 9, ainda não está confirmada.


Endereço da página:

Links no texto: