Folha de S. Paulo


Mascarados depredam ônibus e entram em confronto com a PM em Salvador

Cerca de 200 manifestantes entraram em confronto com a polícia na tarde deste sábado (7), no centro de Salvador e em outros pontos da cidade. Aproximadamente 30 manifestantes foram detidos.

Presenciou ou participa de protesto? Envie foto ou relato
Acompanhe ao vivo os protestos do Sete de Setembro
Confira onde devem acontecer manifestações

Convocados pelo grupo Anonymous, quase todos mascarados ao estilo "black blocs", eles foram dispersados pela Tropa de Choque da PM com bombas de gás lacrimogênio no bairro de Nazaré, vizinho ao estádio da Fonte Nova.

A partir daí, responderam com pedras e destruíram dois ônibus na avenida Joana Angélica que, até minutos antes, estavam com passageiros. Houve princípio de incêndio em um dos veículos.

O protesto, que havia recebido mais de 11 mil confirmações no Facebook, passou os 40 minutos do percurso provocando os policiais que acompanhavam a movimentação. Gritos como "PM, tira a farda e vem pra mão" eram ouvidos.

Nelson Barros Neto/Folhapress
Manifestante carrega placa com dizeres
Manifestante carrega placa com dizeres "eu amo vandalismo" em Salvador.

Ainda na concentração, a Folha flagrou os líderes da manifestação, que pedia "melhorias para a população em geral", dizendo-se na expectativa de um confronto. Um dos mascarados portava uma espécie de escudo com a frase "eu amo vandalismo". Antes de saírem na praça do Campo Grande, trataram de "registrar tudo para colocar no Facebook".

O grupo também criticava a mídia e gastos para a organização da Copa do Mundo e para o metrô de Salvador, em obras há 13 anos.


Endereço da página:

Links no texto: