Folha de S. Paulo


Papa desembarca em São José dos Campos (SP) e vai de helicóptero para Aparecida

O papa Francisco demorou pouco mais de uma hora para se deslocar da Base Aérea do Galeão, no Rio, até o aeroporto de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) na manhã desta quarta-feira (24).

O líder religioso desceu às 9h37 na pista de pouso em São José dos Campos e foi recepcionado por autoridades militares e ovacionado pelo público que o aguardava.

Apesar do tempo ruim, o líder religioso vai de helicóptero para Aparecida (a 180 km de São Paulo), onde realiza sua primeira missa pública no Santuário Nossa Senhora Aparecida às 10h30. A viagem entre São José dos Campos até Aparecida (a 180 km de São Paulo) deve demorar menos de meia hora.

Ao descer do jato da FAB, o pontífice foi recebido por um pequeno grupo que o aguardava desde cedo. Jussara Morandini, 51, moradora de São José dos Campos, ficou contente ao ver o papa. "Não acho que o papa iria embora sem nos cumprimentar", disse Morandini, que não foi para a cidade de Aparecida devido ao mau tempo.

A estudante de 16 anos, Paula Gonçalves, também de São José dos Campos, disse que chegou por volta das 7h30 para ver o papa. "Eu vim pela minha bisavó de 96 anos. Se ela visse o papa, era capaz de morrer na frente dele", disse Gonçalves.

Após a celebração será servido um almoço para o pontífice e sua comitiva. Na cidade, o pontífice será recebido por autoridades e visitará o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Seminário Bom Jesus --onde fica a imagem de São Frei Galvão-- e a Arquidiocese.

O pontífice deixa a cidade por volta das 16h30, quando retorna ao Rio de Janeiro para participar de uma cerimônia com dependentes químicos no hospital São Francisco, na Tijuca.

O líder religioso deixou a residência da Arquidiocese do Rio, na zona norte da capital fluminense, por volta das 7h49. Às 8h27, o pontífice deixou a Base Aérea do Galeão, em direção ao município de São José dos Campos.

MISSA

A estimativa é que entre 200 mil e 250 mil pessoas devem acompanhar as atividades religiosas do pontífice em Aparecida, disse Monteiro.

Ao todo, 15 mil pessoas terão acesso à basílica, sendo 12 mil fiéis e o restante um grupo formado pela equipe do papa, autoridades, imprensa, membros da igreja e outros.

Os romeiros também poderão acompanhar a missa por quatro telões distribuídos do lado de fora da basílica, onde haverá cerca de 5.000 cadeiras. Ao final da missa, o papa Francisco fará, a partir de uma tribuna, uma bênção ao público que estiver na parte externa.


Endereço da página:

Links no texto: