Folha de S. Paulo


Produtores rurais protestam antes de evento com Dilma no RN

A visita da presidente Dilma Rousseff a Natal (RN), nesta segunda-feira (3), é marcada por um pequeno protesto do lado de fora do evento previsto para ocorrer no Centro Administrativo da capital potiguar.

Dilma está na cidade para entregar 101 máquinas retroescavadeiras e 70 máquinas motoniveladoras a prefeituras do Estado.

Um grupo aproximadamente 20 produtores rurais locais utiliza recente visita da presidente à África para pedir a aprovação de um projeto de lei que perdoaria dívidas por operações de crédito rural junto à Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

"A dívida dos africanos foi perdoada... Perdoa a dívida dos agricultores do Nordeste, Dilma!", diz uma das faixas.

Nelson Barros Neto/Folhapress
Protesto de grupo de produtores rurais antes de evento com Dilma em Natal
Protesto de grupo de produtores rurais antes de evento com Dilma em Natal

No último dia 25, na Etiópia, a presidente prometeu perdoar ou reestruturar quase US$ 900 milhões em dívidas de 12 países africanos com o Brasil.

"Ela precisa também olhar para nós. Esse projeto de lei vai resolver os problemas do homem do campo", disse à Folha a agropecuarista Joana D'Arc Pires, 28, da Associação de Criadores do Seridó (região do sertão).

Joana diz que, em 1999, seu pai se suicidou por causa de dívidas "e a mãe vem sofrendo muito desde então".

O projeto de lei 688/2011, do senador Vital do Rego (PMDB-PB), tem previsão de ser apreciado no Senado nos próximos dias.

Marcado para as 11h30, o evento com Dilma começou por volta do meio-dia. A comitiva oficial também conta com o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, que é do Rio Grande do Norte, além de seis ministros.


Endereço da página: