Folha de S. Paulo


Governo de PE diz ter adequado plano à verba

O governo de Pernambuco afirmou em nota que precisou direcionar os R$ 50 milhões para apenas quatro cidades em vez das 41 previstas após uma "seleção de prioridades" no socorro às vítimas da enchente de 2010.

"O levantamento inicial, realizado logo após a catástrofe, apontava a necessidade de terraplenagem em 41 municípios, somando um valor muito superior aos recursos contemplados no Plano de Trabalho", diz a nota. "O novo plano foi redimensionado para adequar-se à quantia prevista no convênio com o Ministério da Integração", informou.

Campos gastou em quatro cidades verba liberada para 41
Casas já doadas em Pernambuco são alugadas ilegalmente

As demais cidades, disse, receberam recursos de outras fontes, como o governo do Estado. O governo de Eduardo Campos (PSB) planejou 17.349 novas casas em todo o Estado, mas só 2.600 foram entregues até agora.

A assessoria de imprensa do governo não explicou por que existem dois cronogramas diferentes --um com oito cidades e outro com quatro-- datados do mesmo dia, 7 de abril de 2011, no convênio dos R$ 50 milhões.

Segundo a nota, "no ano seguinte (2011), com o trabalho de reconstrução em andamento, foram sendo feitos ajustes, seleção de prioridades, resultando na decisão estratégica de direcionar os recursos disponíveis para o atendimento dos municípios mais severamente atingidos e onde era maior e mais urgente a necessidade de construção não apenas de moradias, mas também de hospitais, escolas e outros equipamentos urbanos".


Endereço da página:

Links no texto: