Folha de S. Paulo


Mulheres camponesas invadem três áreas de produção de celulose na Bahia

Integrantes da Via Campesina invadiram nesta segunda-feira (4) três áreas de empresas produtoras de celulose no Estado da Bahia.

Localizada na cidade de Itabela, a área da Veracel Celulose foi invadida por cerca de 1.200 mulheres.

MST invade sedes do Incra em protesto por assentamento Milton Santos

Nos municípios de Teixeira de Freitas e Caravelas, as invasões ocorreram em duas áreas da Suzano Papel. Segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), 200 famílias entraram nas terras da empresa.

De acordo com os sem-terra, as três ocupações na Bahia hoje abriram a "Jornada Nacional de Luta das Mulheres da Via Campesina", sempre promovida em março.

Ainda segundo o MST, as invasões visam "denunciar à sociedade a ofensiva do agronegócio e os impactos ambientais e sociais que essas empresas provocam na vida da população".

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Suzano Papel informou que "está sendo mantido um clima de comportamento respeitoso entre as partes".

"As negociações já foram iniciadas com os representantes do MST ali acampados, visando a desocupação das referidas áreas com tranquilidade e sem riscos para qualquer pessoa", diz a nota oficial da Suzano Papel.

Procurada pela reportagem, a Veracel Celulose não se manifestou sobre a invasão de sua área em Itabela. (ANDRÉ CARAMANTE)


Endereço da página:

Links no texto: