Folha de S. Paulo


Livro 'Dona Baratinha' é o volume 6 da Coleção Folha

A baratinha da famosa história infantil protagoniza o sexto volume da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças", "Dona Baratinha", que chega às bancas no domingo (23).

Na trama, a barata acha uma moeda de ouro em sua casa. Para livrar-se da solidão, resolve usar o dinheiro para bancar uma festa de casamento. Só falta o noivo, que ela não tarda em procurar.

Veja como adquirir a coleção

"Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?", cantava a pequena, à janela da rua.

Reprodução
Reprodução do volume 6 da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças
Reprodução do volume 6 da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças

A proposta atraiu muitos pretendentes, a começar por um cavalo e um cachorro, que são dispensados por causa de seus vozeirões, insuportáveis para a noiva de sono leve.

Correndo por fora aparece o rato, terceiro candidato. "Quando você dorme, que barulho faz?", indaga a barata. "Qui... qui... qui...", ele responde suavemente. Pronto, aí está o noivo perfeito.

Então, começam os preparativos da festa, e uma grande panela de feijão vai ao fogo. Um final feliz começa a se esboçar, mas, às vezes, o rato morre pela boca.

O CD da coleção traz uma animada narração da história e curiosidades sobre insetos e sons dos animais, além de ensinar os ouvintes a plantar feijão no algodão.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: