Folha de S. Paulo


Leitores comentam reportagem sobre eleitores fotografaram o próprio voto

Sobre o texto "Mal na foto", vale ressaltar que o ato insensato de tirar "selfies" na hora da votação passa dos limites. Muitos alegam ser vaidade, para chamar a atenção, mas há inúmeras maneiras de fazer isso sem infringir a lei.

JÚLIA TONIOLO (Piracicaba, SP)

*

Pode-se perceber a ingenuidade dos eleitores ao tirar uma "selfie", alegando não conhecer as leis eleitorais. A tecnologia tem se expandido muito a ponto de substituir a interação humana.

DANIEL NATAN SHINTAKU (Piracicaba, SP)

*

Esperamos uma declaração dos responsáveis por pesquisas eleitorais –Datafolha, Ibope etc. Não foram erros leves. O mínimo é que eles expliquem tais equívocos.

LUCIA MARIA DE LUCENA MOREIRA LOPES (São Paulo, SP)

*

O eleitor de São Paulo reclama da falta de água, do transporte, da educação, da segurança, da saúde e dos pedágios. Chegam as eleições, ele diz querer mudança, mas vota no Tiririca e elege como governador o candidato cuja sigla está há 20 anos no poder.

FRANCISCO STANGUINI (São Caetano do Sul, SP)

*

Finda a apuração do primeiro turno, a inequívoca conclusão: o PT subiu. No telhado...

FERNANDO ANTNÔNIO ASSIS LEMOS (Araçatuba, SP)

*

Como era previsível, as "máquinas" petista e tucana prevaleceram nestas eleições. E o Brasil continua sem trocar as fraldas.

JOSÉ MARIA ALVES DA SILVA (Viçosa, MG)

*

Engana-se o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao dizer que o "PT cresceu nos grotões porque tem voto dos menos informados". O eleitor dos grotões, informado ou não, faz exatamente o que faz o "andar de cima": vota de acordo com os seus interesses, no caso os da maioria. Como os tucanos deveriam ter aprendido em 2002, as classes mais baixas, diferentemente da sempre manipulável classe média, avaliam sua situação e decidem se mantém ou mudam o governante. Já os eleitores mais informados são os que não votam no PSDB porque, apesar dos esforços dos tucanos e da mídia para reescrever o passado, ainda se lembram muito bem do que realmente foi o seu governo.

CELSO BALLOTI (Santos, SP)

*

Qualquer cidade ou país governado pelo PT se transforma numa favela; é o caso típico da cidade de São Paulo e do Brasil. É a primeira vez que a cidade de São Paulo tem um gestor pintor de vias públicas. Logo não haverá mais espaço para veículos, pois o cara quer q todos andem de bicicleta.

ABENOR GARCIA FERREIRA (São Paulo, SP)

*

Com a não eleição de Eduardo Suplicy e de Alexandre Padilha, os grandes vencedores do PT foram Marta, Aloisio Mercadante, Ideli Salvatti e outros figurões do partido que não se arriscaram a concorrer nada.

CLAUDIO JUCHEM (São Paulo, SP)

*

As pesquisas da Datafolha e outras mostravam até a véspera da eleição Aécio Neves empatado com Marina Silva. Na eleição real ocorre uma diferença de 13% entre eles. Fica a impressão de que as pesquisas foram um desperdício de dinheiro para quem as pagou e de tempo para quem as acompanhou todos dias.

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: