Folha de S. Paulo


Leitores elogiam coluna sobre falta de educação no trânsito

O professor Pasquale já realiza um excelente trabalho ao comentar, de forma acessível, os problemas da língua portuguesa. Também critica, com frequência e sem receios, os defeitos endêmicos do povo brasileiro, como sua falta de respeito e irresponsabilidade, citados em "O Brasil, a rotatória e os analfabetismos". Parabéns, professor. Alguém precisa dizer a esse povo que não adianta reclamar de violência e corrupção numa sociedade em que a maioria se comporta como troglodita. Ou o povo muda, ou nada muda.

BENEDITO DE PAULA (Vinhedo, SP)

*

Perto de onde moro é impressionante a quantidade de motoristas que não fazem a menor ideia do que é uma rotatória. Devem achar que é um enfeite. Isso sem falar da placa "Pare", que cada vez mais não é observada ou interpretada pelos motoristas. Recentemente vimos políticos jogando lixo na rua e motoristas de ministros estacionando em vaga de deficiente. Logo, é fácil entender a razão do desrespeito, da falta de educação e vergonha do povo –que a cada dia se agrava.

ROBERTO TADEU AURICHI, corretor de seguros (São Paulo, SP)

*

Lendo a coluna do professor Pasquale ficamos imaginando o caminho que muitos motoristas trilham para conseguir a carteira nacional de habilitação –acredito que muitos não estudam para conseguir a carteira. Além de dominar a condução do veículo todos deveriam ler sempre o código nacional de trânsito que, entre outras coisas, proíbe falar ao celular, dirigir o veículo com o braço do lado fora e parar o veículo mais de 50 cm afastado da guia. Concordo o professor quando ele diz que o analfabetismo funcional, a falta de educação e a falta vergonha são características, infelizmente, da maioria dos motoristas brasileiros em qualquer lugar do país.

CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: