Folha de S. Paulo


Leitor pergunta se impostos não pagos por empresas serão cobrados

Eu devo ser um idiota, como o Eremildo [personagem da coluna de Elio Gaspari, "Poder"]. Não entendo por que se fala em prejuízo de R$ 500 milhões nesse caso dos fiscais do ISS. Se são impostos devidos que não foram pagos por certas empresas (e agora se sabe que esses impostos não foram pagos porque os fiscais encarregados de cobrá-los se corromperam e deixaram de cobrar), por que não se bate à porta dessas empresas, sabendo que a sonegação existiu, cobrando os impostos devidos? Imagino que caberia multa e processo criminal contra essas empresas. Por que só os fiscais estão presos? Os corruptores ficam impunes e sem pagar os impostos devidos?

MAURÍCIO SILVA (Filadélfia, EUA)

*

O nome do ex-prefeito Gilberto Kassab já apareceu amplamente em acusações gravíssimas no escândalo do roubo do ISS no município de São Paulo, mencionado pelos auditores presos em gravações telefônicas autorizadas pela Justiça. A estimativa é de que o montante desviado chegue a meio bilhão de reais. Nenhum sistema orçamentário público deixaria escapar semelhante valor de seus controles, por piores que estes fossem, sem que o chefe do Executivo percebesse isso. Porém o Ministério Público parece que existe somente para acusar peixes de pesagem diminuta ou média, no máximo. Os pesadões nem sequer são interrogados, e seus patrimônios, investigados. Esse receio não engrandece a função dos promotores.

ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: