Folha de S. Paulo


Governo do Maranhão responde a reportagem sobre Fundação José Sarney

Em respeito à opinião pública, o governo do Maranhão esclarece pontos da reportagem "Fundação Sarney é alvo de investigação" ("Poder", 28/7).

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

A Fundação José Sarney está em processo de liquidação, faltando apenas decidir sobre o destino de alguns bens imóveis. Com a extinção da fundação, foi formalizada a reversão, ao patrimônio do instituidor, de todos os bens que ele havia doado à instituição, tudo devidamente inventariado. Em seguida, foi feita a doação da totalidade desse acervo ao Estado do Maranhão, devidamente legalizada e constante da escritura pública de doação.

As doações de todos os bens atenderam às formalidades legais, sendo aprovadas pelo Conselho Curador da entidade e pela Promotoria de Fundações.

SÉRGIO MACEDO, secretário de comunicação social do Governo do Maranhão (São Luís, MA)

*

RESPOSTA DO JORNALISTA REYNALDO TUROLLO JR. - Para ser considerada extinta e poder doar seu acervo, a antiga fundação precisaria ter sido liquidada, o que não ocorreu, como admite o missivista. Segundo o Ministério Público, a transferência de bens da antiga fundação privada para a nova, gerida pelo Estado, foi irregular, pois ocorreu antes da efetiva extinção da entidade. O Ministério Público afirma que não aprovou a doação.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: