Folha de S. Paulo


Governo não deve legislar por meio de medidas provisórias, critica leitor

Foi difícil a aprovação da Medida Provisória dos Portos. Agora a dificuldade é pela MP da Conta de Luz. O presidente do Senado, Renan Calheiros, nem leu a mensagem recebida da Câmara porque chegou com menos de sete dias para tramitação.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

O governo garante que tem alternativas para manter a redução no valor das contas de luz e depois cuidar de acomodação legal. Enquanto isso, a prefeita de Cubatão edita um decreto que proíbe o pernoite dos caminhões do porto de Santos nos pátios do município, provocando congestionamento de 50 km.

Esses três episódios demonstram o quadro de improviso, irresponsabilidade e falta de comunicação existente na temerária administração pública brasileira. O governo não deveria legislar por medidas provisórias em lugar da lei ordinária. E, quando, devido a urgência, recorre às MPs, não poderia descuidar-se da coordenação política para evitar o decurso de prazo.

Existem pelo menos outras dez MPs em tramitação pelo Congresso que, se não administradas, também entrarão em prazo decadencial e poderão ensejar dificuldades.

É difícil imaginar que para cada uma delas seja necessária uma duvidosa, senão interesseira, operação de guerra para convencer os parlamentares a cumprirem o seu dever de dizer sim ou não.

É impossível conseguirmos nos transformar num país competitivo sem a solução desse imenso gargalo. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário precisam se modernizar e exigir responsabilidade de seus integrantes ou, então, nunca estarão à altura do país que, apesar de tudo, conseguimos construir.

"O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever". A frase do Almirante Barroso é cada dia mais atual e necessária.

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente do Senado, Renan Calheiros, cumprimenta o relator da MP dos Portos e lider do PMDB, Eduardo Braga, ao lado do senador Romero Jucá
O presidente do Senado, Renan Calheiros, cumprimenta o relator da MP dos Portos e lider do PMDB, Eduardo Braga, ao lado do senador Romero Jucá

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: