Folha de S. Paulo


Greve provoca cancelamento de seis voos entre Buenos Aires e o Brasil

Uma greve de aeroviários atingiu na manhã desta quarta-feira (6) os dois aeroportos de Buenos Aires, provocou o cancelamento de 117 voos, incluindo seis entre a Argentina e o Brasil, e afetou mais de 12 mil passageiros.

Segundo a Aeroportos Argentina 2000, que administra os dois terminais, os seis eram da Aerolíneas Argentinas, dos quais dois que operariam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que serve à capital paulista.

Enrique Cabrera/Télam/Xinhua
Passageiros esperam no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, fim da paralisação de aeroviários
Passageiros esperam no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, fim da paralisação de aeroviários

O voo 1245 deveria ter ido ao Aeroparque Jorge Newbery, na capital argentina, e o voo 1274 estava previsto para sair do Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, em Ezeiza, na região metropolitana de Buenos Aires.

Também estão na lista de cancelados os voos 1230 (Aeroparque-Porto Alegre), 1231 (Porto Alegre-Aeroparque), 2266 (Curitiba-Aeroparque) e 2267 (Aeroparque-Curitiba).

A maioria dos voos cancelados, porém, dirigia-se para cidades dentro da Argentina, o que inclui destinos turísticos como Bariloche, Ushuaia e El Calafate. Passageiros da Aerolíneas e da Latam foram prejudicados.

A Aerolíneas Argentinas informou que os passageiros podem remarcar seus bilhetes para voar até 30 de setembro sem multa ou cobrança de diferença de tarifa ou usá-lo como crédito para outros voos da empresa em um ano.

A empresa também oferece a devolução do valor pago pela passagem, desde que a solicitação seja feita no mesmo canal usado para a reserva. A Latam dá as mesmas opções, mas a viagem remarcada deve ocorrer até dia 21.

Os aeroviários protestavam contra a chegada das empresas de baixo custo à Argentina. Com a abertura do mercado aéreo do país, a categoria teme a piora das condições de trabalho, o fim de benefícios e a redução dos salários.

Além da paralisação, a neblina provocou o desvio para Ezeiza de dois voos que saíram do Brasil para o Aeroparque e levaram a atrasos de 12 —três da Latam, cinco da Gol e quatro da Aerolíneas Argentinas.


Endereço da página: