Folha de S. Paulo


Tromba d'água mata nove pessoas em piscina natural de parque no Arizona

Alexis Bechman/Payson Roundup/Associated Press
Lama fica acumulada em um trecho do Parque Florestal de Tonto, no Arizona, após tromba d'água
Lama fica acumulada em um trecho do Parque Florestal de Tonto, no Arizona, após tromba d'água

Pelo menos nove pessoas morreram e um adolescente desapareceu após uma tromba d'água atingir neste domingo (16) um grupo de veranistas que tomava banho em uma piscina natural no Parque Florestal Tonto, no Arizona.

Segundo a polícia do condado de Gila, o grupo tomava banho em uma piscina natural formada pelas águas quando passou a enxurrada de lama, pedras e troncos de árvore provocada por uma tempestade no alto da montanha.

Os veranistas foram localizados por uma equipe de resgate que atendia a praticante de trekking. Dentre os mortos, estão cinco crianças e quatro adultos. Outras quatro pessoas foram levadas para o hospital com hipotermia.

Os policiais afirmam que as águas das piscinas naturais subiram por dez minutos antes de começarem a refluir. O Serviço Nacional de Meteorogia afirmou que, no alto da montanha, choveu 38 milímetros em uma hora.

Nas piscinas naturais, porém, não chovia no momento. As equipes de resgate e testemunhas dizem que a enxurrada veio tão rápido que os banhistas que morreram não teriam tempo de reagir.

Não é a primeira vez que houve mortes em trombas d'água em piscinas naturais e poços formados entre as pedras em parques nos EUA. Em 2015 sete banhistas morreram ao serem atingidos por uma enxurrada em Utah.


Endereço da página: