Folha de S. Paulo


Chuvas no Japão deixam 6 mortos e 20 desaparecidos; milhares são retirados

Kazuhiro Nogi/AFP
A resident checks a collapsed road side neaer a damaged house following heavy flooding in Asakura, Fukuoka prefecture, on July 7, 2017. Huge floods engulfing parts of southern Japan are reported to have killed at least six people and left hundreds stranded as the torrents swept away roads and houses and destroyed schools. / AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI ORG XMIT: KN661
Homem observa estrada danificada pelas chuvas em Asakura, na província de Fukuoka, no Japão

Grandes inundações deixaram ao menos seis mortos e 20 desaparecidos sudoeste do Japão nesta quinta-feira (6) e provocaram danos em estradas, casas e plantações de arroz da região.

As autoridades emitiram ordem de retirada para cerca de 600 mil pessoas na província de Fukuoka e outras 270 mil na província de Oita, na ilha de Kyushu, a 900 quilômetros de Tóquio.

No entanto, o número de pessoas que saíram de casa foi muito menor, em parte por causa das fortes chuvas –em Fukuoka, apenas 1.800 foram para abrigos temporários.

"Nos encontramos em uma situação gravíssima", declarou o vice-premiê, Taro Aso, em uma reunião ministerial de urgência. "Ainda podem ocorrer deslizamentos e muitas pessoas continuam desaparecidas."

Segundo o governo, cerca de 7.800 policiais, socorristas e soldados foram enviados às zonas afetadas e 250 pessoas foram resgatadas. Houve cortes de eletricidade, atrasos em linhas de trem e fechamento de escolas.

Em 24 horas, foram registrados 540 milímetros de chuva, o equivalente a 45 dias na temporada chuvosa. Os temporais ocorrem uma semana após a passagem de um tufão, que já havia provocado inundações na região.

Ryoichi Nishioka, que cultiva flores em Asakura, tentou –em vão– salvar as suas plantações da inundação. "Tentei cobri-las, mas não consegui", contou à agência de notícias AFP. "Turbilhões de água inundaram a zona e arrastaram os aquecedores."


Endereço da página: