Folha de S. Paulo


'Primeiro-marido' gay faz sucesso em foto com cônjuges de líderes do G7

Yorick Jansens/AFP
(Front row LtoR) First Lady of Turkey Emine Gulbaran Erdogan, First Lady of the US Melania Trump, Queen Mathilde of Belgium, (back row, LtoR) First Gentleman of Luxembourg Gauthier Destenay, partner of Slovenia's Prime Minister Mojca Stropnik and First Lady of Iceland Thora Margret Baldvinsdottir pose for a family photo before a diner of the First Ladies and Queen at the Royal castle in Laken/Laeken, on May 25, 2017, in Brussels. / AFP PHOTO / BELGA / YORICK JANSENS / Belgium OUT
Gauthier Desternay, casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, em foto ao lado de cônjuges do G7

O arquiteto belga Gauthier Destenay chamou a atenção em foto com cônjuges de líderes do G7 nesta sexta-feira (26).

O encontro realizado na Sicília, na Itália, reúne as economias mais desenvolvidas do mundo.

Casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, Destenay posou ao lado de nove mulheres, como as primeiras-damas Emine Erdogan (Turquia) e Melania Trump (EUA) e a rainha Mathilde (Bélgica). A imagem viralizou.

PIONEIRO

O primeiro-ministro de Luxemburgo tornou-se em maio de 2015 o primeiro chefe de governo homossexual assumido a se casar com uma pessoa do mesmo sexo na União Europeia.

Bettel casou-se na prefeitura do grão-ducado com Destenay, com quem tinha um contrato de união civil desde 2010. "Me pediu e eu disse que sim", declarou o chefe de governo ao jornal americano "Los Angeles Times".

A cerimônia em que os dois trocaram alianças foi presidida pela prefeita Lydie Polfer, sua madrinha política, e terminou com chuva de arroz e aplausos dos convidados, dentre eles o primeiro-ministro belga, Charles Michel.

Membro do Partido Liberal, Bettel foi nomeado chefe de governo no fim de 2013, quando Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia, deixou o poder após 18 anos na liderança do Partido Social Cristão.

Em junho, seis meses depois de assumir o governo, foi aprovado o casamento homossexual no país. Dois meses depois, foi a vez de ele anunciar que estava noivo. A primeira boda entre pessoas do mesmo sexo foi realizada em 1º de janeiro.

Ele é o primeiro chefe de governo homossexual a se casar na União Europeia, mas não na Europa. A pioneira no continente foi a Johanna Sigurdardottir, primeira-ministra da Islândia, casou-se com sua mulher em 2010.


Endereço da página:

Links no texto: