Folha de S. Paulo


Atacada antes da eleição, estrela de Trump na calçada da fama é protegida

A estrela do presidente-eleito Donald Trump na Calçada da Fama, em Hollywood, está escondida por um tapume de madeira e acordou nesta quarta-feira (9) protegida por barricadas de plástico para impedir que o público chegue perto.

A estrela, vandalizada no final de outubro durante um protesto, fica ao lado da estrela de Kevin Spacey, ator que faz um presidente no seriado "House of Cards", a poucos metros da entrada do shopping center que abriga o Dolby Theater, onde acontece a cerimônia do Oscar.

Fernanda Ezabella/Folhapress
Estrela do presidente-eleito Donald Trump na Calçada da Fama, em Hollywood, protegida por barricadas
Estrela do presidente eleito Donald Trump na Calçada da Fama, em Hollywood

Enquanto alguns turistas tiravam fotos da situação, uma garota fazia um protesto silencioso no meio da bagunça da Hollywood Boulevard. Yari Hernandez, 18 anos, levava alguns cartazes, um deles dizendo: "Tenho orgulho de ser latina".

"Estou apavorada, minha família e meus amigos também. Estou muito triste. Vim aqui porque queria botar para fora", disse. "Vindo para cá de ônibus, ouvi alguns insultos de homens brancos por causa de meus cartazes."

Angel Vega, 24, que trabalhava numa banquinha de turismo ao lado, comentou que estava surpreso por não ter presenciado mais protestos no local. "Só agora que este caminhão da TV chegou que o povo parou para tirar fotos", disse Angel, que não votou na terça-feira porque teve que trabalhar o dia todo.

A estrela de Trump na Calçada da Fama, que se extende por alguns quarteirões de Hollywood, foi dada ao bilionário nova-iorquino em 2007 por conta do reality show "The Apprentice". No mês passado, um homem com uma marreta destruiu o ladrilho e acabou preso. A Câmara de Comércio de Hollywood, responsável pela Calçada, ficou de arrumar e entregar o quanto antes. Segundo a polícia, o estrago vai custar US$ 2.500 (R$ 8 mil).

Outro protesto foi realizado na estrela neste ano, quando um artista montou um cercadinho em sua volta, em referência ao muro que o presidente-eleito quer construir na fronteira com o México.

Durante a madrugada, após o anúncio da vitória de Trump, cerca de 30 ativistas foram comemorar no local, cantando "USA, USA" e tirando o tapume de madeira para fazer fotos. O grupo foi dispersado por policiais, que montaram as barricadas de plástico.


Endereço da página:

Links no texto: