Folha de S. Paulo


Embora crítico, estado de saúde de Shimon Peres apresenta leve melhora

Embora o ex-presidente de Israel Shimon Peres, 93, siga em estado crítico após sofrer um grave acidente vascular cerebral, o estado de saúde do prêmio Nobel da Paz em 1994 apresentou uma leve melhora nesta quarta-feira (14).

"Depois de 24 horas de exames, posso dizer que ele continua em estado crítico, mas observamos certa melhora", disse o professor Yitzhak Kreiss, diretor do hospital Tel Hashomer, em Ramat Gan, perto de Tel Aviv, onde o nono presidente israelense foi internado na noite de terça-feira (13).

Peres ainda se encontra anestesiado e respira com a ajuda de aparelhos, mas por vezes está consciente, e os médicos tentam reduzir a sedação para poder examiná-lo, disse Kreiss.

Baz Ratner/Reuters
A woman shows her support as she holds up a photograph of herself with former Israeli President Shimon Peres during a briefing to members of the media on the medical condition of Peres a day after he suffered a stroke, at a hospital near Tel Aviv, Israel September 14, 2016. REUTERS/Baz Ratner ORG XMIT: GGGJER09
Em hospital perto de Tel Aviv, mulher mostra foto em que está junto ao ex-presidente Shimon Peres

Segundo seu médico pessoal e genro, Rafi Walden, sua condição neurológica não o obriga a ser sedado, mas os médicos decidiram anestesiá-lo "para que tudo seja mais fácil para ele". O neurocirurgião Zeev Feldman também falou de "otimismo prudente" ante as fases de consciência parcial do paciente.

Novos boletins de saúde devem ser divulgados na noite desta quarta-feira e na manhã de quinta. Em janeiro, Peres sofreu dois alertas cardíacos em apenas dez dias. Foi hospitalizado após um pequeno acidente cardiovascular, que exigiu a implantação de um cateter para alargar uma artéria. Saiu do hospital cinco dias depois, mas retornou posteriormente devido a uma arritmia.

Desde a divulgação da notícia, na terça-feira, de que Peres havia tido um acidente vascular cerebral, sua evolução é acompanhada com apreensão em Israel.

'TODO O POVO ESPERA'

Os familiares de Peres receberam mensagens de apoio em todo o mundo, declarou seu filho. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu rapidamente à notícia da hospitalização, que coincidiu com o aniversário da assinatura dos primeiros Acordos de Oslo, em Washington, em 1993, dos quais Peres foi um dos artífices.

"Desejo ao ex-presidente uma recuperação rápida. Shimon, gostamos de você, e o povo espera sua recuperação", escreveu Netanyahu. "Sigo com preocupação as notícias do hospital", afirmou Reuven Rivlin, que sucedeu Peres na presidência de Israel. "Rezo com todo o povo pela recuperação do meu amigo Shimon".

Peres recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994 junto ao então premier israelense, Yitzhak Rabin, e o presidente palestino Yasser Arafat.

Último político vivo da geração dos fundadores do Estado de Israel, Peres, que ocupou ministérios em vários governos, assumiu em várias ocasiões o cargo de primeiro-ministro e, posteriormente, o de presidente do Estado hebreu, de 2007 a 2014. Ocupou praticamente todos os cargos de alto nível no país, como a pasta da Defesa, passando pelo ministério da Fazenda e também pela política externa.

Aos 93, permanece uma figura muito ativa por meio de seu Centro Peres para a Paz, que promove a convivência entre judeus e árabes.


Endereço da página:

Links no texto: