Folha de S. Paulo


FBI prende policial em Washington acusado de ajudar EI

O FBI, a polícia federal americana, prendeu nesta quarta-feira (3) um policial de trânsito de Washington acusado de fornecer apoio material ao grupo extremista Estado Islâmico.

O americano Nicholas Young, 36, nascido na Virgínia, foi preso na sede da polícia, segundo o jornal "The Washington Post". O FBI afirma que é o primeiro policial americano acusado de envolvimento com a facção. Ele pode ser condenado a até 20 anos de prisão.

De acordo com um depoimento ao FBI, Young teria comprado US$ 250 (cerca de R$ 810) em cartões de presente que seriam usados para a compra de aplicativos para facilitar a comunicação com o EI. Young, porém, deu os cartões a uma fonte do FBI que trabalhava sob disfarce.

Documentos apontam que Young estava sob vigilância do FBI desde 2010, e que viajou duas vezes para a Líbia em 2001, onde ele diz ter atuado com grupos rebeldes na derrubada do ditador Muammar Gaddafi.

Segundo o documento sobre a detenção de Young, o policial era paranoico em relação a vigilância sobre suas ações, e costumava tirar a bateria do celular para agir. Em 2011, ele chegou a apontar um fuzil para fora da sua janela procurando os responsáveis pela vigilância. Em outra ocasião, disse que queria sequestrar e torturar um agente do FBI que teria falado com seus familiares.

Um porta-voz do governo local disse que Young não representava uma ameaça ao sistema de trânsito da cidade. Ele trabalhava ali desde 2003 e foi demitido após a revelação do FBI.

Young tinha associação com dois outros suspeitos de crimes relacionados com atividade terrorista, segundo o FBI. A investigação relacionada a ele envolve outras seis prisões, e o FBI continua procurando suspeitos por todo o país.

O que é Estado Islâmico

O que é Estado Islâmico


Endereço da página:

Links no texto: