Folha de S. Paulo


Alemãs são detidas após flashmob ser confundido com atentado na Espanha

Cinco jovens alemãs foram detidas na Espanha após organizarem um flashmob que foi confundido com um atentado, anunciou nesta quarta-feira (3) a polícia regional da Catalunha.

O flashmob –reunião rápida de um grupo de pessoas para executar uma ação– ocorreu na noite de terça (2), quando a cidade de Platja d'Aro, na região da Costa Brava, estava repleta de turistas. Dezenas de pessoas responderam a um convite feito via rede social para ir ao local combinado e correr como se fossem paparazzi.

Os participantes da brincadeira, que carregavam tripés e "paus de selfie", fingiam perseguir uma celebridade. Algumas das pessoas que presenciaram a ação, no entanto, confundiram os objetos com armas e fugiram, bloqueando o trânsito e derrubando mesas de restaurantes da região.

A perseguição de mentira foi confundida com um ataque terrorista, como o que ocorreu em Nice, na Riviera Francesa, em 14 de julho, quando um tunisiano atropelou e matou 84 pessoas com um caminhão.

Veja o tweet

À noite, o serviço de emergência local publicou em uma rede social que se tratava de um alarme falso e que, apesar dos rumores, "não houve disparos".

"Há certas coisas que não admitem piadas", afirmou o presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont. A prefeitura de Platja d'Aro pretende tomar medidas contra as jovens, informou o prefeito, Pep Solé, a uma rádio catalã.

"Minha intenção e a do governo municipal é que haja consequências para que entendam que isto não pode voltar a ocorrer", disse ele.

Onze pessoas tiveram de ser atendidas pelos serviços médicos devido a contusões e ataques de ansiedade, além da ocorrência de uma pequena taquicardia, informou a polícia em um comunicado. Duas delas foram hospitalizadas.

As cinco alemãs, de idades entre 20 e 25 anos, eram monitoras de um grupo de adolescentes que estava em férias na Espanha, explicou um porta-voz da polícia. Todas elas foram acusadas de delito contra a ordem pública e se apresentaram a um juiz nesta quarta-feira.


Endereço da página:

Links no texto: