Folha de S. Paulo


Ajuda humanitária chega a partes da Síria, mas há dificuldade, diz entidade

Um comboio de 27 caminhões com ajuda humanitária chegou, nesta quarta-feira (23), à região de Al Houleh, ao norte da cidade síria de Homs.

Depois de meses de isolamento pela guerra civil que domina a Síria, vilarejos da região que abrigam cerca de 70 mil pessoas receberam alimentos, medicamentos e equipamentos para consertar a rede de distribuição de água.

O comboio foi levado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o Crescente Vermelho Árabe Sírio e a ONU.

Ajuda humanitária chega à Síria

A chegada do comboio foi possível após a redução de violência na região, mas o CICV afirma que ainda é difícil alcançar áreas da Síria de forma regular, apesar da cessação de hostilidades acordada há pouco menos de um mês pelos diferentes lados da guerra.

"As áreas difíceis de alcançar continuam sendo difíceis de alcançar [mesmo com a cessação de hostilidades], por diversos motivos: negociações humanitárias, segurança, coordenação em terra, procedimentos", afirmou à Reuters Pawel Krzysiek, porta-voz do CICV.

Krzysiek cobra um acesso regular às regiões sírias que necessitam de ajuda.

Segundo o CICV, um segundo comboio deve alcançar a região do norte de Homs nos próximos dias, levando geradores e mais material para restabelecer o abastecimento de água.

Um primeiro comboio do CICV, do Crescente Vermelho Árabe Sírio e da ONU levou ajuda, na semana passada, a cerca de 60 mil moradores em Madaya, Zabadani, Foua e Kifraya.


Endereço da página:

Links no texto: