Folha de S. Paulo


Cidades europeias homenageiam vítimas de ataques em Bruxelas

Diversas cidades europeias prestaram homenagem ao longo do dia às vítimas dos ataques terroristas da manhã desta terça-feira (22), que deixaram ao menos 30 mortos em Bruxelas, na Bélgica.

Monumentos e importantes pontos turísticos foram iluminados de vermelho, preto e amarelo —as cores da bandeira belga.

Em Paris —que sofreu em novembro passado um ataque terrorista com mais de 130 mortos—, a torre Eiffel ganhou as cores da Bélgica na noite desta terça.

Ainda na França, o Palácio de Justiça de Lyon teve sua imponente fachada iluminada com as cores da bandeira belga.

Em Roma, a bandeira da Bélgica foi projetada em dois importantes pontos turísticos, a Fontana di Trevi e o Capitólio.

Na Hungria, o estádio Nagyardei, em Budapeste, ficou preto, vermelho e amarelo na noite desta terça.

Na capital belga, as homenagens se concentram na praça de la Bourse, no centro de Bruxelas. Moradores trazem flores, cartazes, velas e reúnem em orações.

Mais de 200 pessoas ficaram feridas após a série de explosões do início desta manhã, no aeroporto de Bruxelas e na estação Maelbeek do metrô.

REDES SOCIAIS

As homenagens estão presentes também nas redes sociais.

As hashtags #Brussels ("Bruxelas"), #PrayForBelgium ("Ore pela Bélgica") e #JeSuisBruxelles ("Eu sou Bruxelas") são as mais populares do Twitter depois dos atentados.

As redes sociais também foram usadas para acolher pessoas que ficaram bloqueadas nas ruas sem ter como chegar em casa. Desde a manhã, a circulação de metrôs, ônibus e trens foi suspensa em toda Bruxelas.


Endereço da página:

Links no texto: