Folha de S. Paulo


Hillary domina Superterça democrata; Trump lidera na disputa republicana

Como funcionam as eleições americanas

A pré-candidata presidencial Hillary Clinton triunfou nas primárias democratas desta terça-feira (1º), vencendo no Alabama, Arkansas —onde o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) foi governador—, Geórgia, Massachusetts, Tennessee, Texas e Virgínia.

Seu rival, Bernie Sanders, ganhou em Vermont, seu reduto político, e no Colorado, Minnesota e Oklahoma.

Twitter

Do lado republicano, a Trumpmania garantiu vitórias ao magnata Donald no Alabama, Arkansas, Geórgia, Massachusetts, Tennessee, Vermont e Virgínia. O senador Ted Cruz venceu no Texas, em Oklahoma e no Alasca, enquanto o senador Marco Rubio venceu em Minnesota.

Esses são os resultados da Superterça, em que eleitores democratas e republicanos de 12 Estados americanos e um território foram às urnas para escolher o nome que querem ver representando seu partido nas eleições presidenciais de novembro.

Os pré-candidatos têm o objetivo de conquistar os delegados do partido que votarão nas convenções das legendas, em julho.

Conseguirá a nomeação democrata quem conquistar 2.382 dos delegados em disputa. Na Superterça, estão em jogo 859 —ou um terço do necessário. Conseguirá a nomeação republicana quem conquistar 1.237 dos delegados em disputa. Na Superterça, estão em jogo 595 —quase metade dos necessários para a candidatura.

DELEGADOS

Nas disputas democrata e republicana, os delegados são divididos proporcionalmente aos votos. Assim, mesmo os perdedores conquistam alguns.

Somada à sua vitória na Samoa Americana, Hillary conquistou ao menos 441 dos delegados na votação desta terça, enquanto Sanders obteve 262.

Incluindo os superdelegados, cujos votos independem dos resultados das prévias, Hillary acumula ao menos 989 delegados, enquanto Sanders tem 349.

Do lado republicano, Trump conquistou ao menos 186 com a Superterça. Cruz obteve 125, Rubio 62, o governador John Kasich 18 e o neurocirurgião aposentado Ben Carson 3. No total, Trump lidera com 268 delegados no total. Cruz tem 142, Rubio 78, Kasich 24 e Carson 8.

Prévia da Eleição nos EUA

Disputa pela Casa Branca


Endereço da página:

Links no texto: