Folha de S. Paulo


Trump volta a liderar disputa pela candidatura republicana à Casa Branca

Mary Schwalm/Reuters
Pré-candidato republicano Donald Trump lidera nova pesquisa da NBC e do jornal
Pré-candidato republicano Donald Trump lidera nova pesquisa da NBC e do "The Wall Street Journal"

O bilionário Donald Trump lidera nova pesquisa sobre a disputa pela candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos. De acordo com sondagem publicada no sábado (12), o magnata aparece com 27% de apoio, seguido dos senadores Ted Cruz (22%) e Marco Rubio (15%).

A pesquisa, da rede NBC e do jornal "The Wall Street Journal", foi realizada entre 6 e 9 de dezembro com 400 eleitores para as primárias republicanas.

O resultado foi divulgado poucos dias após o empresário se envolver em nova polêmica, ao defender que muçulmanos deveriam ser impedidos de entrar nos EUA.

A pesquisa, cuja margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para cima ou para baixo, mostra que Trump recuperou o primeiro lugar. Na pesquisa anterior, realizada em final de outubro, o posto era ocupado pelo neurocirurgião aposentado Ben Carson. A sondagem também mostrava forte ascensão de Ted Cruz.

Cruz subiu 12 pontos em relação à última pesquisa, enquanto Rubio conquistou quatro.

Enquanto isso, Ben Carson aparece na quarta posição (11% de apoio), com 18 pontos a menos do que tinha na pesquisa de outubro. Parte de seus votos se transferiu para Cruz, indica a sondagem.

Assim como fez desde que apresentou sua proposta de barrar os muçulmanos, Trump voltou hoje a defender o plano em entrevistas.

Não estou buscando ser politicamente correto (...). Nosso país tem um problema", disse Trump à "CNN" sobre sua proposta, lançada na esteira das repercussões do massacre de 2 de dezembro em San Bernardino (Califórnia), cometido supostamente por dois supostos seguidores do Estado Islâmico.

Por outro lado, pesquisa da "Fox" divulgada neste domingo (13) mostra que Cruz, senador pelo Texas de origem cubana, lidera as preferências dos prováveis eleitores de Iowa, que abrirão na temporada de primárias em fevereiro, com 28% de respaldo frente a 26% de Trump.

Na mesma linha, uma pesquisa da Bloomberg e o jornal "Des Moines Register" publicada no sábado traz Cruz com 31% de apoio entre os prováveis eleitores de Iowa, seguido de Trump (21%).

"UM POUCO MANÍACO"

Diferentemente de outros republicanos na corrida para a Casa Branca, o senador pelo Texas Ted Cruz tem tido boa relação com Trump e evitado críticas públicas ao popular concorrente.

Mas na semana passada ele questionou uma opinião de Trump, de acordo com o New York Times, depois que o empresário bilionário defendeu banir temporariamente muçulmanos de entrar nos Estados Unidos.

A crítica chamou atenção de Trump. "Eu não acho que ele seja qualificado para ser presidente", disse Trump ao programa "Fox News Sunday".

"Eu não acho que ele tenha o comportamento certo. Eu não acho que ele tenha bom senso. Quando você olha para a maneira como ele lida com o Senado, onde ele atua, você sabe, francamente, como um cara um pouco maníaco".


Endereço da página:

Links no texto: