Folha de S. Paulo


Avião de carga cai no Sudão do Sul, matando dezenas

Um avião de carga construído na Ucrânia durante a era soviética e que levava alguns passageiros caiu nesta quarta-feira (4) pouco após decolar do aeroporto de Juba, capital do Sudão do Sul.

O acidente matou 36 pessoas –incluindo pessoas em terra–, segundo autoridades do Sudão do Sul e a Cruz Vermelha no país.

Segundo as autoridades, o avião viajava de Juba a campos de extração de óleo no nordeste do país. Ainda não se sabe o que provocou a queda do avião.

O porta-voz da Presidência do Sudão do Sul, Ateny Wek Ateny, disse à agência de notícias Reuters que havia 18 pessoas a bordo do Antonov-12 B, incluindo seis tripulantes estrangeiros. Ele afirmou que sobreviveram ao acidente três passageiros identificados como cidadãos do Sudão do Sul, incluindo uma criança.

Autoridades disseram que o avião era registrado no Tadjiquistão e que pertencia à companhia Allied Services Ltd.

O Sudão do Sul, que se tornou independente do Sudão em 2011, enfrenta uma onda de violência desde dezembro de 2013 entre tropas do presidente Salva Kiir e rebeldes liderados pelo ex-vice-presidente Riek Machar. Apesar de um acordo de paz assinado em agosto, os confrontos continuam em muitas partes do país, mas não em Juba.

No fim de semana, um Airbus A-321 da companhia russa Metrojet caiu na península do Sinai, no Egito, matando 224 pessoas. As autoridades investigam se a queda poderia ter sido causada por uma bomba a bordo.

Mapa: onde fica Juba


Endereço da página:

Links no texto: