Folha de S. Paulo


Governo argentino confirma ameaça de bomba em shoppings

O Ministério de Segurança da Argentina acaba de confirmar que recebeu ameaças de um atentado a bomba contra dois shoppings do país: o Abasto, que fica na região central de Buenos Aires –próximo à Casa Rosada, sede do governo argentino (ver mapa abaixo)–, e o Unicenter, na localidade de Martínez, nos arredores da capital.

Segundo o secretário de Segurança do governo nacional, Sergio Berni, o alerta foi feito pelo serviço de inteligência argentino, na última terça (27). Ele informou que agentes de segurança estão atuando nos arredores dos dois centros comerciais e deverão permanecer pelas próximas 24h ou 48h.

"Não há elementos para nos alarmar", afirmou Berni.

Candelaria Lagos/Efe
Ao lado de diretores da inteligência argentina, o secretário Sergio Berni (ao centro) fala sobre ameaças
Ao lado de diretores da inteligência argentina, o secretário Sergio Berni (ao centro) fala sobre ameaças

O secretário afirmou ainda que o serviço secreto argentino está em contato com agências de inteligência internacionais, como a CIA e o Mossad, para comprovar a veracidade das ameaças terroristas.

A denúncia veio a público com o vazamento de um documento assinado pelo diretor nacional de inteligência criminal, Sebastián Fernández Giatti, vinculado ao Ministério de Segurança, em que afirma que a ameaça a bomba foi feita pelo grupo terrorista Ansar Dine, ligado a Al Qaeda e que atua no Magreb islâmico (norte da África).

Berni afirmou que não poderia fornecer mais informações, pois se trata de uma investigação sigilosa e internacional.

Segundo o site argentino Infobae, a informação teria chegado ao serviço de inteligência argentino por meio da embaixada da Argentina na França. O alerta teria sido feito por um informante na Costa do Marfim.

Alerta de atentado na Argentina


Endereço da página:

Links no texto: