Folha de S. Paulo


Em NY, papa agradece mulheres católicas por sua 'força e coragem'

Em sua primeira missa celebrada em Nova York, nesta quinta-feira (24), o papa Francisco homenageou as mulheres religiosas pelo seu papel de frente à Igreja Católica dos Estados Unidos.

"O que seria da igreja sem vocês? Mulheres fortes, lutadoras, com seu espírito de coragem na linha de frente da pronunciação do Evangelho?", declarou, em espanhol.

"A vocês, mulheres religiosas, irmãs e mães deste povo, quero dizer obrigado. Quero dizer muito obrigada e que amo vocês muito."

Francisco foi aplaudido longamente. O comentário foi precedido de nova menção ao escândalo de pedofilia de sacerdotes que abalou a instituição no país.

O papa também expressou pesar aos "irmãos e irmãs muçulmanas" pela tragédia na Arábia Saudita, que deixou mais de 700 mortos nesta quinta.

"Neste momento de Deus, me uno a vocês", disse ao cumprimentá-los pelo início do Hajj, a peregrinação sagrada à Meca.

Ao Francisco entrar, precisamente às 19h45 (horário de Brasília), muitos dos presente, inclusive freiras, subiram em seus assentos, com celulares a postos, para registrar os passos papais.

Durante a cerimônia, Francisco criticou o materialismo. Citou o "perigo" de se apegar a "confortos mundanos". "O problema com esse raciocínio é que ele pode neutralizar o poder do chamado diário de Deus."


Endereço da página:

Links no texto: