Folha de S. Paulo


Juiz emite ordem de detenção contra presidente da Guatemala

Um juiz guatemalteco emitiu nesta quarta-feira (2) uma ordem de detenção contra o presidente Otto Pérez Molina, um dia após o Congresso retirar sua imunidade para que seja investigado por corrupção no caso envolvendo uma quadrilha que agia na alfândega, informou a Procuradoria.

"A ordem de detenção contra o presidente já foi emitida" pelo juiz Miguel Ángel Gálvez, encarregado do processo, disse a jornalista Julia Barrera, porta-voz da Promotoria.

ACUSAÇÕES

Otto Pérez Molina foi denunciado formalmente pela Promotoria pelos delitos de associação ilícita, corrupção passiva e fraude alfandegária. Ao todo, foram denunciados 45 funcionários do governo, dos quais 28 estão presos.

Dentre os acusados pela comissão, estão 14 ministros de seu governo e a ex-vice-presidente Roxanna Baldetti, presa em agosto acusada de receber US$ 3,7 milhões.

O esquema de corrupção envolvendo Pérez Molina levou a Guatemala a sua pior crise política desde o fim da guerra civil, em 1996. A crise cresce a cinco dias da eleição que vai definir o sucessor do mandatário, que deixa o cargo em janeiro.

Na última quinta (27), milhares de pessoas protestaram pedindo a renúncia do presidente. As mobilizações receberam o apoio da imprensa e de entidades patronais e de classe, que liberaram seus funcionários para participarem dos atos.


Endereço da página:

Links no texto: