Folha de S. Paulo


Nova Zelândia escolhe bandeira entre samambaias e 'espiral hipnotizadora'

Os neozelandeses poderão escolher entre três samambaias e um koru (espiral de origem maori) como a possível nova bandeira, depois que uma comissão indicada pelo governo divulgou sua seleção de quatro finalistas.

A lista foi anunciada por Bill English, primeiro-ministro assistente, no Museu Nacional Te Papa Tongarewa, na capital Wellington, na manhã da terça-feira (noite de segunda em Brasília).

Efe
Imagens das quatro bandeiras finalistas do concurso para escolher o novo símbolo da Nova Zelândia
Imagens das quatro bandeiras finalistas do concurso para escolher o novo símbolo da Nova Zelândia

Três são variações sobre a imagem de uma samambaia prateada, a preferência notória do primeiro-ministro John Key: uma em branco e preto, e duas que mostram a imagem em companhia da constelação do Cruzeiro do Sul.

A quarta opção é um koru, uma folha de samambaia em espiral, em branco e preto. Na primeira etapa, os cidadãos vão votar pelo melhor dos quatro desenhos, em referendo postal entre 20 de novembro e 11 de dezembro.

Em março, será realizado um segundo referendo para escolher entre a nova flâmula e a bandeira atual. Se o resultado favorecer a nova bandeira, ela será adotada a partir de setembro do ano que vem.

As quatro propostas foram selecionadas por uma comissão de 12 pessoas, com base em uma pré-seleção de 40 tipos, anunciada em 10 de agosto. O público não foi consultado em nenhuma das duas rodadas.

As reações às quatro propostas selecionadas foram em geral desdenhosas, o que reflete o cansaço dos neozelandeses com relação ao processo, e sua insatisfação com a falta de transparência.

"A seleção da #nzflag é como uma campanha publicitária daquelas que pergunta 'qual desses carros você gostaria de comprar?', em vez de perguntar se a pessoa gostaria de comprar um carro", comentou um neozelandês no Twitter.

Além dos participantes nas 25 assembleias públicas realizadas a respeito em todo o país, mais de um milhão de pessoas participaram do processo pelas redes sociais.

HIPNOSE

Os desenhos também foram alvo de sátiras nas redes sociais, sendo o koru o mais citado deles. Símbolo maori da vida nova, do crescimento, da força e da paz, a espiral na bandeira fez lembrar desenhos de hipnose.

Este foi o motivo pelo qual foi criada a hashtag #hypnoflag (bandeira hipnotizante, em inglês), que virou um perfil no Twitter. Nele, a "bandeira" diz que vai hipnotizar os neozelandeses para que seja a escolhida.

Nas demais mensagens, aparecem imagens em movimento com o símbolo girando, assim como animais, pessoas e as demais bandeiras concorrentes que ficam hipnotizados por ele.

Hypnoflag

Hypnoflag

Outro alvo da sátira foi a bandeira preto e branca com a samambaia no centro. A preocupação é a semelhança com a bandeira usada pela milícia radical Estado Islâmico.


Endereço da página: