Folha de S. Paulo


Putin diz a Obama que busca diálogo baseado em igualdade e respeito

O presidente russo, Vladimir Putin, pregou o diálogo com os Estados Unidos baseado no tratamento equânime e respeito mútuo, em uma mensagem de congratulação ao presidente norte-americano, Barack Obama, por ocasião do Dia da Independência dos EUA, celebrado neste sábado (4).

Putin disse que a relação entre os EUA e a Rússia continua a ser crucial para resolver as crises globais. Os dois países possuem desentendimentos a respeito da guerra na Ucrânia, assuntos de defesa e democracia.

"Nesta mensagem de congratulação, o presidente russo destacou que, apesar das diferenças entre os países, as relações russo-americanas continuam a ser o mais importante fator de estabilidade e segurança internacional", afirmou o Kremlin em comunicado.

Putin expressou confiança de que a Rússia e os EUA possam encontrar soluções para as mais complexas questões internacionais e fazer frente às ameaças e desafios globais juntos caso baseiem sua relação sobre os princípios de igualdade e respeito aos interesses um do outro, acrescentou o Kremlin.

O comunicado não deu mais detalhes e também não mencionou as sanções impostas à Rússia pelo Ocidente por causa da crise na Ucrânia e anexação da região ucraniana da Crimeia em 2014. Os termos da mensagem foram similares aos utilizados no ano passado na mesma ocasião.


Endereço da página: