Folha de S. Paulo


Crianças retornam às escolas após terremoto no Nepal

Milhares de crianças afetadas pelo forte terremoto que atingiu o Nepal retornaram às escolas neste domingo (31), cinco semanas após o desastre que matou mais de 8.600 pessoas e destruiu muitas casas.

Vestidas informalmente ou uniformizadas, as crianças chegaram aos locais —tendas de lona ou casas improvisadas— que servirão como escolas até que os antigos prédios sejam reconstruídos acompanhadas por seus pais ou parentes.

Navesh Chitrakar/Reuters
O nepalês Niraj Ranjitkar, 10, arruma seu material para retornar à escola na cidade de Bhaktapur
O nepalês Niraj Ranjitkar, 10, arruma seu material para retornar à escola na cidade de Bhaktapur

Mais de 32 mil salas de aula foram destruídas em todo o Nepal quando um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país em 25 de abril, afetando quase um terço da população de 28 milhões de pessoas.

Em 12/5, um segundo terremoto de magnitude 7,3 em causou estragos e dificultou ainda mais os esforços para reconstrução do país.

O ministro da Educação nepalês, Hari Lamsal, disse que o retorno à escola é importante para mostrar que a vida está voltando ao normal.

O governo e agências de cooperação construíram 137 centros de aprendizagem temporários para 14 mil crianças que frequentavam escolas no Nepal antes do terremoto.


Endereço da página:

Links no texto: