Folha de S. Paulo


EUA divulgam e-mails de Hillary sobre ataque a consulado na Líbia em 2012

O Departamento de Estado divulgou nesta sexta (22) 296 e-mails trocadas pela ex-secretária Hillary Clinton sobre o ataque ao consulado dos Estados Unidos em Benghazi, que provocou a morte do embaixador Christopher Stevens em 2012.

As mensagens fazem parte das comunicações profissionais que a pré-candidata democrata à Casa Branca fez usando contas de e-mail pessoais em seu período no departamento, o que viola os protocolos de segurança do governo americano.

Segundo o órgão do governo americano, as mensagens foram divulgadas anteriormente à comissão do Congresso sobre o caso e não trazem nenhuma mudança sobre a visão da Chancelaria sobre o atentado ao consulado.

"Os e-mails que divulgamos hoje não mudam fatos essenciais ou nosso entendimento sobre os eventos antes, durante e após o ataque", disse Marie Harf, porta-voz do Departamento de Estado.

Este é o primeiro lote das 55 mil mensagens trocadas por Hillary em contas pessoais enquanto era secretária de Estado. O resto é analisado pela pasta e deverá ser divulgado nos próximos meses.

Favorita para ficar com a vaga democrata na disputa presidencial americana em 2016, Hillary Clinton lançou sua pré-candidatura em abril e começou sua campanha neste mês pelos primeiros Estados onde ocorrerão primárias –Iowa e New Hampshire.


Endereço da página: