Folha de S. Paulo


Presidente alemão visita cidade de estudantes mortos em queda de avião

O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, viajou nesta sexta-feira (27) a Haltern, no oeste do país, para visitar os parentes e amigos dos 16 estudantes e dois professores mortos na queda do Airbus A320 da Germanwings, na terça (24).

O avião, que fazia o voo 4U9525 entre Barcelona e Düsseldorf, levava 150 pessoas a bordo. Segundo a Promotoria francesa, o copiloto Andreas Lubitz se trancou na cabine e derrubou a aeronave de forma deliberada.

Gauck e a governadora do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Hannelore Kraft, compareceram à homenagem às vítimas, na igreja de são Sisto. Na quinta, ele chegou ao país, após suspender uma viagem pela América do Sul.

As autoridades pediram respeito à privacidade dos alunos e dos professores durante a cerimônia. Tanto o prefeito de Haltern, Bodo Klimpel, como o diretor da escola, Ulrich Weisel, afirmaram que a situação ainda era muito traumática.

Haltern é uma pequena cidade de 37 mil habitantes, a cerca de 90 quilômetros de Düsseldorf, lugar de destino do 4U 9525 da Germanwings, na qual, após a tragédia, se concentraram equipes de televisão chegadas de todo o mundo.

A direção da escola chegou a pedir na quinta-feira que não se oferecesse dinheiro aos estudantes em troca de entrevistas.

Editoria Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: