Folha de S. Paulo


Entidade nos EUA zela para veteranos serem retratados sem estereótipos

Chris Marvin, 35, serviu no Exército dos EUA por sete anos. Em 2004, uma queda de helicóptero no Afeganistão o deixou com as pernas, um braço e alguns ossos da face quebrados.

"Em três anos de recuperação, pude ver como as pessoas enxergam os veteranos, não só os feridos", afirma. "O que vi foi muita caridade, às vezes pena. Os sentimentos eram bem-intencionados, mas não me ajudavam a prosseguir com a minha vida."

Em 2012, ele criou a organização Got Your 6 -expressão usada entre pilotos que significa algo como "te dou cobertura"-, cuja intenção é mostrar os veteranos como "líderes e pessoas valiosas".

"Fizemos pesquisas para descobrir como a população vê os veteranos. E a resposta foi que somos ou problemáticos ou heróis", diz. Essa visão, segundo Marvin, é moldada pelo que TV e cinema exibem.

Para mudar isso, a Got Your 6 criou o selo "6 Certified", dado aos filmes que retratam ex-militares de forma "razoável e correta" –conforme o julgamento de um comitê de veteranos e produtores.

O selo ganhou apoios importantes, como os da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e de Bradley Cooper, ator protagonista de "Sniper Americano".

Para obter aprovação, as produções devem atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: consultar-se com veteranos; retratá-los como personagens multidimensionais; contratar veteranos como roteiristas ou atores; contar histórias com temas ligados ao assunto que sejam "significativos e corretos."

A organização também dá consultoria à indústria do entretenimento na hora de compor personagens. "Falamos com roteiristas e produtores. A maioria deles nem conhecia um veterano real, então não sabia escrever sobre eles." (GV)


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